sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Paróquia Colonizada


Paróquia N.S. do Resgate

    Na tradição católica o dia 07 de maio homenageia a santa Nossa Senhora do Resgate. Em circunstância particular Nossa Senhora representa denominação vazia. Pois, não existe personalidade histórica para caracterizar. Como os santos Antônio, Estêvão, Gonçalo. Ou seja, resgate é alguma pessoa ou apenas verbo do vocabulário? Existem várias denominações com categoria de santa como: das Dores, dos Remédios, da Escada, das Candeias, da Conceição, etc. O que essas santas do mesmo nome fez pela humanidade? Até onde isso tem fundamento? Por que existem credores desse charlatanismo? A desinformação! Cada paróquia do mundo católico que adota a santa como padroeira festeja a data.
Mas afinal o que os moradores do atual território do município têm para festejar nesse dia? A perda da identidade histórica e sua camuflagem com a santa? Qual foi a pedra de fundação do atual município de Antonio Cardoso? De onde veio essa santa para o atual território? Resgata-se tempo passado? Só os fiéis da Paróquia Colonizada continuaram acreditando na escravidão cultural. O que foi resgatado? Aquilo que há século já era dos moradores, qual tentaram subtraí-los? O que aconteceria com o local se os moradores da época não reagisse contra a prepotência do clero católico? Por mais que a comunidade em volta dessa santa desenvolva continuará sendo colonizada, por o germe de dominação concentrar em sua origem. Como modificar a origem da Paróquia Resgate para deixar de ser colonizada? Através da pobreza mental de alguns que não querem vê e admitir o ocorrido? Aonde encontrar respostas para essas dúvidas?  
Logo a questão não é apenas a denominação como também os antecedentes que lhe deram origem. Muitos moradores aceitam tal sem questionar nada. Achando ter sido vantajoso trocar seu DNA cultural por uma embalagem vazia. Seria os pobres "animais" que caminham para o abatedouro inocentes?


Qual a sua opinião sobre a matéria?  Clique em Comentários abaixo e opine.
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all