terça-feira, 28 de outubro de 2025

Luta de Classes em pedaços na política brasileira e sem credibilidade da maioria dos trabalhadores: PCB, PCdoB, UP, ... piorando o fracasso social

A divisão da sociedade entre grupos privilegiados e desprivilegiados ocorreu a partir da centralização do poder entre governantes versus governados. Esta divisão social aprofundou com a divisão do trabalho entre des-empregados e patrões controlados pelo Estado. A Carteira de Trabalho e as leis trabalhistas nas sociedades atuais representam a exploração, nua e crua, de classes sociais (patrão versus des-empregado) sobre o trabalho humano.
A política contemporânea criou partidos políticos para substituir os conflitos abertos entre estes grupos sociais através do voto como meio de escolher os políticos defensores dos des-empregados e dos patrões que criam suas respectivas leis. Estes conflitos são chamados Luta de classes sociais. No Brasil, até antes da ditadura em 1960, só existia um único partido que representava a luta de classes, o antigo Partido Comunista do Brasil (PCB).
Após a década de 1960, a luta política dos trabalhadores por melhorias nas condições de sobrevivência perdeu a unidade, mergulhou na divisão desenfreada e perdeu a credibilidade popular. Atualmente rachou em vários partidos QUE dizem pregar a luta de classes como PCB, PCdoB, UP além do PSOL, PCO e PSTU. Sem contar os partidos que pregam a reforma social para gerar mais lucros aos patrões: PT e PSB. Diante esta chuva de partidos observa-se o predominio dos interesses pessoais enquanto a sociedade afunda no fracasso provocado pela exploração dos empresários e fazendeiros.
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all