segunda-feira, 14 de março de 2016

O Poder é das Comunidades

Prefeitura de Antonio Cardoso
“A arma mais poderosa que os opressores têm em suas mãos, é a mente dos oprimidos”
                                                                                          Stevin Biko

Como o homem vive em grupo constituído por interesses opostos, “a política foi inventada pelos humanos como o meio pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco.” Marilena Chauí. Convite à filosofia. São Paulo: Àtica,1994. 
A sociedade situa-se na via do meio entre a oposição e a situação. Como contribuinte para ter serviços públicos e atendimento com eficácia e eficiência (rapidez e qualidade). As entidades que representam os interesses da sociedade não comprometem com nenhum dos grupos políticos. Tampouco se ausentam das atividades políticas fiscalizadora.
O Poder Municipal para ter maior controle sobre seu território subdivide em áreas menores chamadas Comunidade ou Colégio Eleitoral. A quantidade de votos de cada um deles representa sua importância na participação do Poder Municipal.
O território do Município de Antonio Cardoso está subdividido em 13 colégios eleitorais são eles: Jacuípe (Santo Estêvão Velho), Sede, Poço, Oleiro, Santo Antonio, Tócos, Salgado, Mocó, Bananeira, Travessão, Ilha, Queimadas e Caboronga.
A miséria e a corrupção são produzidas nos colégios eleitorais, por meio dos representantes que seus moradores escolhem. Logo os moradores de cada colégio eleitoral devem derrotarem seus representantes locais que só visam os interesses pessoais e familiares ou dos subordinados. Com o objetivo de continuarem dominando os votos dos moradores. Ainda muitos deles nem moram na comunidade.
 Os problemas das famílias pobres das comunidades não são resolvidos por os representantes do local só preocuparem com os interesses pessoais e familiares deles. Nunca brigam com os governantes por um vizinho, mas os vizinhos os acompanham. Dando poder a eles, onde negociam  por suas "vantagens " com o Prefeito ou vereador. Dane-se o resto como sempre.
 As pessoas pobres dos colégios eleitorais que não ficam presos aos puxa-sacos se organizam em Associações de Moradores, Grupos de Jovens, Partidos Políticos, Associações Desportivas... Com o objetivo de derrotarem os interesses pessoais dos mandões em cada localidade do Município. Buscando implantarem oportunidades iguais para todos com emprego, saúde e educação de qualidade, cultura, esporte e preservação da natureza.
Só a união dos pobres acabará a miséria, os luxos e a corrupção daqueles que se acham donos do poder. Os donos do poder são os moradores e não os que governam no silêncio da madrugada. Mas o acomodo e o medo de cada habitante entregam o poder aos poderosos. Enquanto os indivíduos não se instruírem para a própria libertação a ignorância continuará destruindo a democracia, a sociedade e escravizando as mentes.
A ignorância dos moradores é o caminho da corrupção dos governantes, por isso, abandonam a educação pública. Em Antonio Cardoso existem mercadorias a venda no mercado político e não eleitores. Os ricos não são os donos do poder como se acham porque sem seu voto ou sua aceitação eles desabam. As comunidades também têm força para tirar do poder qualquer um praticante de atos ilegais, assim , queiram. 
Quem não presta: os eleitores que exigem vantagens para votar nos políticos ou os políticos que só conseguem o voto dos eleitores dando o que eles pedem? A maioria dos eleitores do município não sabe qual é a função do Prefeito, Vereador e Secretários. Confundem favores por serviços públicos. Em Antonio Cardoso predomina: manda os que acham que sabem, aqueles que nada entendem obedecem. 
      A soma das decisões desses colégios eleitorais indicam os representantes que governará o território do Município. Quando os interesses da maioria dos moradores dessas comunidades perdem o equilíbrio social todo o território fica ameaçado. 
      Portanto a solução para as necessidades de cada morador não está nos governantes, mas nas próprias mãos e mentes dos necessitados. Só você e seus vizinhos podem construirem juntos outra história sem lágrimas da fome e violência. A paz só existirá na comunidade quando todos moradores estiverem acolhidos como seres humanos. Uma Cidade ou Município não se constrói apenas pelos sonhos de seus moradores. Mas com um conjunto de ações concretas desenvolvidas pelos próprios habitantes para garantirem a sobrevivência de cada indivíduo e a sustentabilidade econômica e socioambiental do local.  


26.02.2013

Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all