domingo, 30 de junho de 2019

Bahia terá seu destino discutido em Utinga: na VI Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: "Terra, Território, Água, Ancestralidade: tecendo o bem viver"

Datas do evento: 16 a 20 de outubro de 2019.

Local: na Aldeia Payayá em Utinga/BA.

Submissão de trabalho: inscrição em breve.

O futuro e o desenvolvimento de concentração de riqueza na Bahia está ameaçado se continuar DESTRUINDO as nascentes de àguas potáveis. Segue a carta da Teia dos Povos, instituição responsável pela organização do evento:

"Companheiras e companheiros da Chapada Diamantina: comunidades indígenas, quilombolas, movimentos sociais, trabalhadoras e trabalhadores do campo e cidade, intelectuais, professoras e professores, estudantes, comerciantes, gestores municipais, ecologistas, agricultoras e agricultores, nós da Teia dos Povos convidamos todas e todos para unir numa grande corrente em defesa da terra e do território, da agroecologia e principalmente em defesa dos rios que  graças as águas nascentes na Chapada Diamantina, abastecem a região metropolitana de Salvador. Estamos cientes que com a crise ambiental que assola nosso pais e o mundo, em pouco tempo corremos o risco de ficar sem água, responsável pela vida na Terra.  

Diante disso, conclamamos todas e todos do Estado da Bahia para unir as forças e juntos reverter essa grave crise hídrica, social, ambiental e de destruição dos biomas. Só através da transição agroecológica conseguiremos construir o Bem Viver, a Esperança e o Amor.  

Nesse sentido, nós da Teia dos Povos, estamos cientes do nosso compromisso e da nossa responsabilidade e convidamos as pessoas de todo mundo, sensíveis à causa, que juntem-se a nós para realizar a grande Jornada de Agroecologia da Bahia na Chapada Diamantina, na terra do povo Payaya, com tema “Terra, Território, Águas e Ancestralidade: tecendo o Bem Viver”, na certeza do nosso grande exemplo de unidade, de amor a Terra, a Água e a Natureza.  

Os povos da terra e da floresta, do campo e cidade necessitam irmanar nessa construção coletiva, assim como os companheiros do Cerrado fizeram. Esse espaço de luta e reencontro com a ancestralidade e os sagrados na Chapada Diamantina construirá uma grande referência em defesa das Bacias do Rio Utinga e do Paraguaçu e em defesa dos Povos. Nesse contexto, sentimos a necessidade de fortalecer a resistência e identidade do povo Payaya e a nascente do rio Utinga. A partir daí, irmanar todos os povos chapadenses a outros povos da Bahia e do Brasil rumo ao Bem Viver.  Reiteramos o convite a todos os povos do território da Chapada Diamantina envolvidos nesta causa para realizarmos a maior e grandiosa articulação, na perspectiva de fortalecer as bases e convencermos a população de Salvador e região metropolitana da necessidade de salvar e recuperar as águas da Chapada Diamantina.  

Temos certeza que com o apoio de todas e todos a Jornada de Agroecologia da Bahia será um grande espaço de conectar sociedade, natureza e ancestralidade, reunindo vários elos de resistência e luta. Convocamos também, todos os artistas, intelectuais, instituições de ensino e todas organizações sociais a se unir nessa grande caminhada. Breve, nos encontraremos para juntos celebramos o início da nossa redenção. 


Diga ao Povo que avance! Avançaremos!"
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all