terça-feira, 5 de abril de 2016

Falta de Condições de Sobrevivência Expulsa os Moradores do Município de Antonio Cardoso

Capela Católica de Caboronga
Há décadas que os moradores de Antonio Cardoso são expulsos para outros locais. Quando a migração ocorre por busca de melhores condições de sobrevivências pode se dizer que a saída é forçada, ou seja, a pobreza que expulsa as pessoas de sua terra natal. Quais os fatores que levam os moradores de Antonio Cardoso mudarem de um lugar para morarem em outro?

Um dos motivos que vem expulsando os moradores do município de Antonio Cardoso é a falta de condições de sobrevivências. Geralmente, a população de Antonio Cardoso migra para as cidades vizinhas, para outros estados brasileiros e até mesmo para outros países.

O estado de São Paulo sempre destacou como o principal destino de vários moradores de Antonio Cardoso. Muitos deles migram para as cidades grandes com o sonho de mudarem de vida, buscando melhorias que sua terra natal não lhes ofereceu. 

Mas sem qualificação profissional, os moradores de Antonio Cardoso, acabam ocupando as profissões que pagam baixo salário nas cidades grandes. Ainda passam a morar nas periferias e bairros violentos. Inclusive muitos acabam se envolvendo com o submundo (tráfico de drogas, prostituição, assaltos, etc). Esse processo vem causando a perda de moradores e o esvaziamento de várias comunidades como é o exemplo das comunidades de Caboronga, Oleiros, Lagoa, Maxixe e outras. 

Embora, as migrações dos moradores de Antonio Cardoso vêm esvaziando algumas comunidades também provocam a perda na arrecadação municipal. Pelo fato de diminuir o número de moradores. Talvez seja por esse fator que o município, desde a década de 1960, não ultrapassa os 12 mil moradores. Enquanto isso os governantes municipais não se movimentam para reverter essa situação e amenizarem o sofrimento dos moradores. E continua predominando a corrupção praticada por aqueles que usam a prefeitura para sobreviverem.

Todavia, a maioria dos governantes municipais usa desse descaso para ganhar eleições com facilidade. Por tirar proveito da pobreza dos moradores. Controlando os votos dos moradores com favores, exames, "empregos" temporários e até mesmo comprando por pequena quantia.
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all