| Casa do Samba |
A Casa do Samba Terreiro das Umburanas localizada na comunidade do Poço, em Antônio Cardoso. No local são organizados ensaios, palestras, oficinas de percussão e de cordas, além de oficinas de leitura e desenho. Muito importante para a preservação da identidade da população afro brasileira municipal.
A Casa do Samba une vários grupos de Samba como: Raízes Culturais, Roda Fruto da Raiz, Samba de Tócos, União do Samba. Além de poder apoiar a pratica da capoeira no município.
GRUPOS DE SAMBA MUNICIPAIS:
Samba de Roda Raízes Culturais
Cadastrei o Grupo de Samba de Roda Raízes Culturais no dia 24 de Novembro de 2014 através da informante Raimunda Mascarenhas Lima.
O samba de roda sempre foi uma manifestação cultural cotidiana na comunidade, mas a formação do grupo só ocorreu quando receberam o convite para a Caminhada do Folclore em Feira de Santana, a partir de então sentiram a necessidade de se organizar. Em Agosto de 2004 o grupo foi formado e a responsável por ele é Raimunda Mascarenhas Lima (ou Raimunda do Poço como é conhecida). Já participaram de eventos como Caminhada do Folclore (Feira de Santana), Casa do Samba de Santo Amaro, além de festivais e feiras livres da região.
Samba de Roda Fruto da Raiz
| Crianças do grupo Fruto da Raiz |
Raízes do Samba de Tócos
Um dos mentores desse grupo é Paulo de Almeida. Segundo a revista “Mostra Sesc de artes: Aldeia Olhos D´água” (2011, p.14): “o grupo Raízes do Samba de Tócos existe a mais de 30 anos e é composto por vinte e três pessoas entre sambadeiras e tocadores. Em 2002 foi reconhecido como patrimônio histórico da humanidade pelo INFAN e pela UNESCO através da Associação de Sambadores e Sambadeiras de Santo Amaro (ASSEBA) por ser um samba tradicional e ter os seus instrumentos fabricados de forma artesanal, herança essa dos negros quando eram escravos nas senzalas”.
Existe também o União do Samba.
![]() |
| Capoeira praticada no município |
Adaptação de Portal do Sertão


0 comentários:
Postar um comentário