sábado, 19 de dezembro de 2015

1690 - 2015: 325 Anos de História do Distrito de Jacuipe (Santo Estevão Velho)

Igreja católico de Jacuipe
O distrito de Jacuipe - Santo Estevão Velho - completa 325 anos em 2015. Segundo os documentos antigos a imagem do padroeiro foi deslocada de Cachoeira para cá em 1690. Embora a igreja católica não reconhece para esconder as manobras feitas pelos padres para desviarem a historia local para a atual cidade de Santo Estevão.

26 de dezembro comemora a data do santo  Estevão no calendário católico.


Existe controvérsias quanto a expressão Jacuípe, de origem indígena, do Tupi, Jacu: espécie de ave craciformes - y: rio - pe: no, significa “no rio dos jacus”. Outros dizem que o nome vem de Jacuhy, jacu-y, que quer dizer “rio dos jacus” e pode também proceder de Yacui, o “rio enxuto” ou “rio temporário”. Nas margens do rio Jacuípe existe uma àrvore conhecida na região por JACU, por isso, alguns dizem ter havido floresta nativa de ipê, às margens do rio jacuípe, justificando assim a sua denominação.
 
O distrito de JACUIPE (Santo Estevão Velho) foi criado pelos invasores portugueses. Os documentos antigos tratam de terra "por entre os dous Ryos Paraguassú e Jacoippe the suas nascenças". Sendo desbravado por João Lobo de Mesquita e povoado com "Gados, e escravos, criados, e moradores" por João Peixotos Viegas. Só depois os jesuítas chegaram e se instalaram na região.


O Jesuíta José de Aragão e Araujo trouxe a imagem do santo dos Conventos de Cachoeira-Ba, por volta de 1690, para a região da margem esquerda do Paraguaçu. Segundo os documentos antigos sobre a região, os índios eram bravos, por isso, décadas anteriores a chegada dos padres já se indicava a necessidade de serem catequizados para que tornassem obedientes aos invasores.  
Pela cronologia histórica, a imagem do santo Estevão é padroeira do distrito de JACUIPE (Santo Estêvão Velho) e do território do atual Município de Antonio Cardoso-BA . 

Veja o trecho abaixo do livro “Santuário Mariano e História das Imagens Milagrosas de Nossa Senhora” publicado em Portugal (Lisboa) no ano de 1722, refere-se ao atual território do Município de Antonio Cardoso-BA. Ressalta aqui o valor histórico do documento enquanto a questão religiosa é desprezível.



“TITULO CXIII

DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO DE JACUIPE (hoje Santo Estevão Velho)



Igreja católico de Jacuipe
Jacuipe (hoje Santo Estevão Velho) he hum lugar do Certão da Bahia, que dista della vinte, & duas legoas, & da sua Paroquia da Senhora do Rosario da Cachoeyra oyto, porque a ella pertence. Neste sitio levantou o Padre Joaõ de Aragaõ & Araujo hua Ermida, que dedicou a Santo Estevaõ no anno de 1690. Nesta Ermida collocou depois a devoçaõ dos Pretos cativos huma Imagem da Mãy de Deos com o titulo do Rosario, que he o titulo, a que elles saõ mais cordialmente affeyçoados. Esta Santissima Imagem se vè no Altar mòr daquella Ermida, & nelle a collocáraõ no ano de 1707. He esta Sagrada Imagem muyto pequena, porque naõ passa de dous palmos; mas está com muyta devoçaõ, & com o ornato de manto de seda, & ... Tem sentado sobre o seu braço esquerdo ao Menino Deos e como he muyto moderna, ainda quando se me deu a noticia della, que seria pelos annos de 1714 ainda os Pretos lhe naõ haviaõ feyto festa, & seria porque elles naquelle sitio não seriaõ muytos, & por cativos muyto pobres, & assim da sua muyta pobreza nascerá o naõ lhe poderem fazer festa particular.” 



MARIA, Frei Agostinho de Santa. SANTUÁRIO MARIANO e Historia das Imagens Milagrosas de Nossa Senhora. Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1949. p. 152 e 153.
 
Leia mais clique aqui
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all