quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Milagre de são Roque: Minadouro ou Esgoto?

Água do minadouro são roque em Antonio Cardoso está poluída.

O cristianismo é uma ideologia social.
minadouro são Roque
Desde suas origens, o cristianismo representado pela Igreja Católica e as evangélicas, vem adotando diversos métodos para controlar as pessoas dita fiéis como: usar da debilidade física e emocional do homem, a morte, transformar seus militantes de causas sociais assassinados em imagem de barro e madeira para serem veneradas como se tivesse poderes espirituais, usar das pressões da miséria social, adotar a ideia inventada de salvação após a morte como a ideologia justificadora,santificar” minadouros subterrâneos como milagre, revelações de anjos divinos e uso de ortografia com poder sobrenatural como sagrado, são, santo, milagre. Transformando as consequências da dura realidade da vida terrena, vivida pela  maioria miserável da humanidade, em fenômeno religioso. Como meio do ser humano suportar a rotina diária e o vazio cultural de sua existência criado pela exploração dos ricos que patrocinam o cristianismo.

Inventaram o cristianismo misturando o antigo testamento com a filosofia grega e as mitologias de vários povos. No início era a ideologia usada pelos inimigos do império romano antigo para resistirem o poder dos imperadores.

As demais vertentes evangélicas contemporâneas e de algumas outras também usam de alguns apelos emotivos na busca de fiéis. A necessidade de diferenciar o que é religião de charlatanismo (falsa) religioso socioemocional ocupa a questão principal na vida do homem atual. Distinguindo as concepções de acolhimento no conflito existencial daquelas que historicamente usam os indivíduos para garantirem os interesses de uma minoria privilegiada socioeconômico e politicamente.

A fé em si não é maléfica aos homens, mas revestida pelas intenções dos  templos religiosos e seus dirigentes tornou-se o câncer social do convívio em grupo. Pois o poder da fé concentra na unidade social. Percebendo-se disto muitos oportunistas sempre buscaram as religiões para usarem nas conquistas dos interesses pessoais. Entretanto essa unidade social se fosse usada para o bem da humanidade não existiria mais vítimas de algumas calamidades sociais premeditadas. O grande exemplo histórico concentra entre o cristianismo primitivo para o atual. Pior que esse mecanismo social sempre foi cobiçado na história por sua força política e econômica. Os negócios religiosos movimentam fortunas através do turismo, de procissões para minadouros e outros. 

Muitos minadouros são homenageados por nomes de santos gerando retornos enormes para igrejas ou investimentos particulares misturados com igrejas. Decorrente do seu poder de atração da massa popular. 

Em Antonio Cardoso existe até mesmo, milagre na situação de propriedade privada. Embora existe um conflito com a igreja católica pela posse. O pior é que suas condições de funcionamento transmitem ameaça a saúde pública.

  Segundo informação, foi feita uma pesquisa sobre a qualidade da água do minadouro conhecido por são roque em Antonio Cardoso que preocupa a saúde pública. Encontra-se com concentração de poluição. Devido a proximidade a alta concentração de esgotos domésticos, da unidade de saúde vizinha e o necro-chorume do cemitério. Visto ser um espaço público e que coloca em risco a saúde pública nenhuma autoridade local tomou providências de interdição até hoje. Se muitos não quissessem perder seus lucros que cuidassem do minadouro.

Resta se discutir até que ponto a fé deve ser aceita pelo homem quando ameaça a saúde? Existem milagres feitos por homens e chefes na terra? Afinal quem tem o poder de santificar na terra? Essas formas de charlatanismo (falsa) religioso  socioemocional historicamente substituíram a mitologia popular das sociedades antigas, transformando em fantásticas estórias divinas. Caracterizando como forças invencíveis pelo seu poder ilusório de controlarem a mente.

Portanto entre a esfera pública, particular e empresarial a fé se desfigura quando deixa de ser o caminho de acolhimento do conflito existencial para tornar meios de lucros particulares e institucionais. Mesmo que os fiéis aceitem espontaneamente o charlatanismo socioemocional como manifestação divina. Representado por minadouros poluídos ou não.    

Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all