segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Economia do Recôncavo Baiano Acumula Prejuízos por Falta de Transporte no Rio Paraguaçu

A bacia do Paraguaçu separou o recôncavo do sertão baiano. Causando a es-tagnação econômica da região. Dentre os municípios atingidos destacam-se Conceição da Feira,  São Gonçalo, Cabeceiras do Paraguaçu, Cachoeira e Antonio Cardoso. A economia do município de Antônio Cardoso é a que mais sofre com o isolamento da barragem de Pedra do Cavalo. Por a maioria do território de Antonio Cardoso está às margens dos rios.

O governo da Bahia tem uma dívida histórica com o desenvolvimento do município de Antonio Cardoso. Depois da construção da barragem de pedra do cavalo, os governos da Bahia abandonaram a região.

O descaso do estado vem sendo amenizado, precariamente, com o transporte através  das canoas. Sendo a única opção para interligar as duas margens do rio Paraguaçu: a direita e a esquerda. 

A canoa também é usada na atividade pesqueira e nas trocas comerciais da região navegável. Os municípios do recôncavo vem sofrendo as consequências na economia. 

A falta de um meio de transporte eficiente para interligar as economias da região pelo Paraguaçu prejudica o desenvolvimento econômico do recôncavo baiano. Há décadas que a canoa é o único meio de transporte na região navegável. Mas o transporte através de canoas não é capaz de aumentar as trocas comerciais e o fluxo de passageiro. 

O próximo prefeito de Antonio Cardoso deve exigir uma solução do governo estadual para esse problema. 
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all