sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Personalidades de Antonio Cardoso - BA

Inicio essa página desculpando-me de todos in memória  e atuais moradores deste território por não referir a todos, não por má vontade ou caso esqueça de alguém que prestou relevante serviço humano à comunidade.


Pe. Jesuíta João de Aragão e Araujo: Português, fundador da Capela de Santo Estêvão  no lugar denominado de JACUÍPE (atual Santo Estêvão Velho) conforme documentos encontrados até o presente momento.

Padre José da Costa Almeida: Traidor da comunidade de JACUÍPE (atual Santo Estêvão Velho), por ter deslocado a imagem do santo Estêvão para o lugar chamado Adro (atual cidade de Santo Estêvão-BA). 

D. Faustina: (do Oleiro): Artesã. Por meio da modelagem do barro vence os obstáculos da vida e os demandos dos governantes de sua terra natal que nunca conseguiram ver que sua obra faz parte da nossa memória. Confecciona utensílios em barro como: panelas, potes, talhas...

Edinalva Brito: Artesã. Modela a vida com os traçados da bucha vegetal, palha, cipó, vidro... 










Principais Membros da Capoeira local: Edivaldo dos Santos (Vadinha), Alexandro (Sandrinho), Nenzinho, André...

Principais Representantes do Candomblé no Município: Vadú (Travessão), Paulo (Caroá), Isabel (Poço), Gildo (Cabana), Tida (BoaVista), Nelito (Oleiro), Fiinho (Paus Altos), Tatá (Posto Fiscal), Cristiane (Tocos), Teco (Mamona), Marina (Poço)     

   
Antonio Ribeiro da Conceição: popular BULE-BULE, filho de D. Isabel Ribeiro da Conceição com o Sr. Manoel Belo da Conceição, popular Manoel Muniz. O 3º filho do casal, nascido em 22 de outubro de 1947, no distrito de Tinguatiba (atual Antônio Cardoso) na época município de São Gonçalo dos Campos - BA. Estudou em São Felix-BA. Descobriu seu talento para a música e o cultivo da cultura popular que conseguiu absorver com eficiência as tradições de seu povo como sambador e cantador. Palestrou no Brasil e em outros países como Estados Unidos. Possui carreira artística consolidada. Autor de 4 livros editados: Bule Bule em Quatro Estações, Gotas de Sentimentos, Um Punhado de Cultura Popular e Só não Deixei de Sambar, mais de oitenta cordéis escritos, várias peças teatrais e publicitárias agraciada pelo Prêmio Colunista, gravou 6 CDs: Cantadores da Terra do Sol, Série Grandes Repentistas do Nordeste, A fome e A Vontade de Comer, Só não Deixei de Sambar , Repente Não tem Fronteira e Licutixo. Ocupa os Cargos de Gerente de Cultura da Prefeitura de Camaçari-BA, Diretor da Associação Baiana de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel e membro da Associação Umbigada. Foi premiado com o Prêmio Hangar de Música no Rio Grande do Norte junto com Margaret Menezes e Ivete Sangalo. Com sua brilhante humildade nasceu intelectualmente do ventre das tradições de berço e levou ao pulmão do mundo a respiração cultural de seus conterrâneos. Contribuindo com a constituição da identidade hospitaleira do Brasil no mundo, por sua diversidade. Em 1997, funda o Instituto de Pesquisa Estudo e Ensino da Cultura Popular do Nordeste. No ano de 2008, recebeu a medalha “Ordem do Mérito Cultural”, do Ministério da Cultura do Brasil, como guardião da memória popular brasileira. Foi homenageado na Alemanha com o Museu BULE-BULE e em Santo Amaro-BA, em 2009, pelo Projeto Cantadores de Chulas: Cultura da Vida. Recentemente gravou outro CD. Site: Bule Bule 

        LIVRO                                                   CD


Samba que não tem viola
Não tem pandeiro e cachaça
Não é samba
É reunião de crente

Em suas palavras o sertão brasileiro inverte os discursos medíocres dos governantes do Brasil que justificam seus desgovernos com as questões climáticas.

O inverno tá maneiro
Tem riacho dando nado
cartoze vacas das minhas
Dero cria mês passado
A fartura tá matando
Sertanejo impanzinado



Jovino José Dias


A autorização para publicar foi dada pelo bisneto, Marcelo Dias.


Pedro Borges dos Anjos: Poliglota, coordenador do Instituto de Idiomas Polycenter e atual presidente do Rotary Club Cachoeira/São Félix, no período gestão 2011/2012. Suas raízes são da localidade da Fazenda  Campinhos. "Nascido na zona rural do município  de Antonio Cardoso/BA, o professor Pedro Borges aprendeu as primeiras letras com a sua mãe, dona Ovídia Borges dos Anjos, que era professora leiga naquela região.  Para dar continuidade aos seus estudos mudou-se para a cidade de Conceição da Feira onde fez as séries seguintes do curso primário. Em seguida, foi encaminhado para a cidade de Cachoeira, com apenas nove anos de idade. Nesta cidade concluiu seus estudos e construiu família.
Habilitado na língua Inglesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Federal de Alagoas, Prof. Pedro Borges continuou estudando  e começou a escrever uma história que o levaria a ser conhecido como um dos mais renomados professores em línguas estrangeiras. Prosseguiu seus estudos nos Estados Unidos, em nível de mestrado em língua Inglesa, onde foi também professor de língua Portuguesa nos Projetos do Corpo da Paz para o Brasil, integrando o corpo docente da Escola de Treinamento Internacional, no Estado de Vermont. Ao retornar dos Estados Unidos, foi contratado pelo Instituto de Idiomas Yazigi, unidade do Largo da Graça No. 08, onde conquistou fama como um dos mais qualificados professores da Instituição.
Neste período trabalhou no gabinete do então prefeito Antonio Carlos Magalhães que o contratou para ministrar-lhe aulas de Inglês em seu gabinete e colocou o seu cargo de professor da Rede Estadual de Ensino à disposição da Casa Civil do Prefeito.  Em 1971 voltou a trabalhar com ACM quando este assumiu o governo da Bahia. O professor ficou à disposição do Gabinete do Governador e teve atuação destacada no cerimonial da Casa Civil em diversas solenidades em que foi intérprete oficial, falando em Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, em audiências de autoridades estrangeiras com o Chefe do Executivo Baiano.  Em 1974, o Prof. Pedro Borges dos Anjos instalou o centro de ensino de línguas, em Salvador – o Instituto de Idiomas Polycenter.  A partir de 1980, ingressou e concluiu o curso superior de Teologia, no grau de Bacharel, em seguida, estudou por 7 anos  para produzir e defender a tese cuja aprovação conferiu-lhe o grau de Doutor em Hermenêutica e Línguas Originais das Escrituras Sagradas. Durante 3 anos, o Prof. Pedro Borges estudou árabe corânico no Centro Islâmico da Bahia, incorporando o idioma ao domínio que tem de outras da línguas como Latim, Grego e Hebraico, que na sua visão contribuem fortemente com o entendimento mais perfeito  de textos originais da Bíblia.
Atualmente, mantém suas atividades empresariais com o seu Instituto de Idiomas Polycenter e como editor do Jornal O Guarany (clique aqui). Além de ser titular de cadeiras de línguas e disciplinas relacionadas com a comunicação na Faculdade de Ciências Educacionais, FACE, nos pólos de Muritiba, São Felipe, e professor do Seminário Batista Betel de Cruz das Almas, no curso de formação de bacharéis em Teologia."

Autora: Palloma Braga é universitária do curso de Jornalismo do Centro de Artes Humanidades e Letras da UFRB

Olavo Lôbo: Ex-escrivão do cartório de registro civil. "...uma verdadeira enciclopédia memorialista, descrevendo cadeias sucessórias de famílias, algumas complicadíssimas, nas jurisdições de Gameleira e Umburanas."  Gastão Sampaio.

Luiz Cardoso de Oliveira: Todo ser humano tem defeitos e qualidades, principalmente a maioria dos políticos, citar esta figura humana é afirmar que suas qualidades políticas foram superiores aos  seus defeitos. Nasceu em 15/06/1934, no distrito Sangoçalense de Umburanas. Filho do Oligarca Tibúrcio José de Oliveira com D. Maria Cardoso de Oliveira. Era casado com D. Helena Pinheiro de Oliveira (também foi vereadora e Presidente da Câmara Municipal por três (3) anos). Tiveram quatros (4) filhos: Paulo César, Luciene, Luís Heleno e Luciara. Era leigo, mal sabia ler. Mas era homem culto na escola da vida e da coletividade. Iniciou na vida Pública como funcionário do Estado, ocupando a função de Fiscal da Secretaria da Fazenda. Se elege vereador por duas (2) legislaturas, nos períodos: 1958/1962, pelo (partido?), quando o território do seu futuro município pertencia a São Gonçalo dos Campos-BA, sendo o mais votado, fez parte da Comissão de vereadores do distrito de Tinguatiba (ex- Umburanas) para sua emancipação, e 1962/1966, pelo (partido?), no então fundado Município de Antonio Cardoso. Neto do Cel. que denominaram o município. Como vereador conseguiu o Primeiro grupo escolar construido na cidade. Cria o Centro de Promoções da Paróquia, sendo seu Presidente até 1976. Em 1967, candidata ao cargo de Prefeito da terra natal, perdendo por treze (13) votos. Em 1970 novamente, mas não tem êxito. No ano de 1972, foi nomeado Secretário Municipal de... e finalmente em 1976 elege como Prefeito do Município de Antonio Cardoso pelo (partido?). Exerceu a função de Presidente do MOBRAL e Fiscal escolar. Foi aministrador Público a frente de seu tempo, colocando em prática projetos quase impossíveis para município do porte do seu. Que seus sucessores até hoje não superaram. Homem de causa pública e não de salário como a maioria dos atuais políticos. Participava de vários eventos públicos que podia, com objetivo de adquirir maiores conhecimentos para ser aplicados em prol do desenvolvimento do município, Luis Cardoso de Oliveira, tem participado de vários conclaves como Seminarios sobre Decreto Lei 201, contando com a participação de vereadores e prefeito de quase todo o país, na sede do IBAM, no Rio de Janeiro, em abril de 80. Encontro de Prefeito em Fortaleza, em setembro no Ceará, XIV Encontro Nacional de vereadores, em agosto de 77 em Salvador, III Congresso de Vereadores do Estado da Bahia, em agosto de 80, em Salvador, I Encontro Regional de Vereadores, em Feira de Santana, julho de 79, I Congresso de Vereadores, 77, em Salvador, II Encontro Regional de Vereadores, em 80, Feira de Santana, já este ano participará 16 a 17 de março, do Encontro de Trabalho sobre Atualizações dos Subsídios dos Prefeitos e Vereadores e Renovação das Mesas das Câmaras Municipais, provomido pelo IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal, no Rio de Janeiro” Jornal Folha do Norte, Suplemento Especial. Sua terra saiu dos domínios sangonçalense, mas continuou colonizada pelos laços do atraso de Nossa Senhora do Resgate e dos descasos governamentais, tarefa das futuras gerações de libertar ou menosprezar. Migrou para a cidade de Feira de Santana, infelizmente, e voltou para ser sepultado em seu torrão que tanto amou e defendeu em 200... Principais obras: construção de escolas: João Paulo I (na Sede), nas Fazendas Recreio, Santo Antonio, Bananeiras, Cabana, nos povoados Curumataí, Lagoa dos Medeiros e Travessão, construção de Posto de Saúde nas localidades de Poço, Sede, Oleiro e Jacuípe (Santo Estêvão Velho), convênios para instalação de eletrificação, Embasa, asfaltamento da BA 862...   

Fontes: Jornal Folha do Norte, Suplemento Especial.
             Revista : Estado & Municípios, ano IV, nº 39- 1978.
             Revista : Atualidades, nº 25, ano III, 1979

Givanildo (da Caboronga): artista plástico.


Robson Moreira Pereira - é músico, manuseia sanfona e violão. Nasceu na comunidade de Ilha de Campinhos e convive com a música desde o período de criança, tanto no contexto familiar quanto no início de seus estudos ela estava presente. Seu pai é músico folclórico e seu irmão Adelson também sabe manusear alguns instrumentos musicais. Se aproxima do estilo musical Forró. A partir do ano de 2005 ele iniciou sua carreira artística, junto com outros amigos e criaram uma banda de Forró chamada Xote Suado. Segundo o artista Robson "a música é uma arte tão maravilhosa que conseguimos expressar todos os nossos sentimentos e é uma terapia para todas as classes." No entanto, "acabei mim distanciando um pouco de cantar em nossa cidade de origem também porque os artistas da terra não tem o valor que merecem em sua cidade de origem, não é só em Antonio Cardoso em diversos lugares observo essa falta de apoio para os artistas da terra." Atualmente Robson é um profissional da Engenharia de Produção e só canta nos finais de semana. Nos últimos anos alguns governos desenvolvimentistas, como o atual governo federal e do estado da Bahia, vem incluindo a música no currículo escolar, principalmente, pelo seu poder sensibilizador e educativo. A Lei 11.769 / 2008 torna obrigatório o ensino de música na escola. Inclusive o governo da Bahia realiza o FACE - Festival Anual da Canção Estudantil nos colégios estaduais (clique aqui). O qual tem abrangência estadual.

Agnaldo da Queimadas: nasceu na fazenda Queimadas é artista plástico. Apresenta um talento refinado e admirável para a arte plástica.
 











Agnaldo Carvalho: nasceu na comunidade de Ilha de Campinhos é artista plástico e Professor.


Valdemiro Lopes Marinho (Pipita): Professor de Ensino Superior, Ex-Secretário Municipal de Educação e Ex-vereador.











Paulo de Almeida Santos: sambador de raiz, atualmente faz parte da Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia, da Associação Umbigada e da Federação Baiana de Terreiros de Candomblé. Um dos coordenadores do grupo Raízes do Samba de Tocos.

Telito Rodrigues: Professor, incentivador do teatro local com o grupo GAMBITO, pesquisador da cultura popular, sobretudo, as manifestações culturais do município de Antonio Cardoso.



J Sobrinho: Músico de Forró.

Raimunda Mascarenhas Lima (também conhecida como Raimunda do Poço) é da comunidade do Poço, pertencente a Antônio Cardoso. É cordelista, agente cultural e articuladora da casa do samba. Já publicou 8 livros de cordel, folhetos e fundou dois grupos de samba de roda, além de coordenar quadrilhas na cidade. Também é Professora e coordenadora do Grupo Raízes Culturais e de outro formado por jovens. 


Luiz Gonçalves da Conceição (Luiz Motivador): Pensador, Facilitador de palestras motivacionais, Trainer em Programação Neurolinguistica PNL. Conferencista e Camelô na cidade de Teixeira de Freitas ba. Nascido no dia 13 de Março de 1958 no quilombola Froja localizado no distrito de Santo Estêvão Velho muncipio de António Cardoso e naturalizado civilmente como Feirense (Filho de Feira de Santana) ambos no estado da Bahia. Oriundo de uma família Afro descendente, de linhagem de primeiro grau Moçambiquenha muito modesta, e filho único! Seu pai Júlio Gonçalves um servidor publico federal e líder religioso protestante e sua mãe Almerida já falecida, uma abnegada dona de casa! Luiz Gonçalves (Luiz Motivador) é Casado com Gilvanete tendo 04 (Quatro] filhos: Luize Dheina, David Maxuell, Jhonata Nyache e Luiz Miqueias. Na infância estudou na escola rural de Santo Estêvão Velho aonde cursou o antigo primário, depois estudou nos colégios Pequeno Príncipe e São Francisco de Assis em Feira Santana concluindo então o 2º grau Sempre com a mesma inteligência e disposição cursou comunicação social na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
É diplomado pela Academia do Palestrante de São Paulo. Luiz Motivador, tem acumulado experiências e conhecimento múltiplos de formas empirícas e acadêmicas ao longo de existência, tanto no âmbito nacional como internacional! Com uma participação efetivíssima na iniciativa pública e privada, Luz Motivador sempre dedicou a sua vida em prol dos aparentemente excluídos pela sociedade e um eterno criador de politicas motivacionais para o bom desenvolvimento das famílias através de palestras não só no Brasil como em outros países da América Latina! Hoje facilita palestras motivacionais e nos mais variados temas em empresas, entidades de classe, aniversários, casamentos, e terapias de reconstrução familiar. Seu site é Luiz Motivador

 
“DE VOLTA EM PENSAMENTOS

Após 37 anos da minha saída do quilombola da Froja que situava, entre os limites das Fazenda Gavião e Cavaco nas proximidades de Santo Estêvão Velho na época um pequeno povoado e hoje um prospero distrito, do município de Antonio Cardoso.
Andei por diversos países, vivi as mais variadas emoções, porem os meus pensamentos sempre teve de volta ao meu lugar natal.
O tempo passou, porem não passou a minha vontade de ver a minha terra crescer! Talvez você que esta tento nesse momento um contato virtual comigo, não me conheça de forma real, porém ainda fortes ramificações familiares ai (tios e primos). O sucesso, a fama nunca me envaideceu ao ponto de esquecer das minhas raízes! Apartir de agora estou de volta para o meu povo, estou de volta para minha gente!
Daqui para frente estaremos sempre juntos atravez de mensagens motivacionais de Luz e Paz! Com certeza em breve farei uma palestra ai!”
  

                                                     
                                                                                                                Luiz motivador



Raimunda Aragão: Professora e escritora de poemas de cordel.















Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all