quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

As Leis Brasileiras Reforçam as Desigualdades Sociais

Quase sempre se ouve dizer que todos são iguais diante das leis. O próprio artigo 5 da constituição brasileira cita esse conto de fadas. 

 "Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes"

Esse discurso além de não funcionar na prática, esconde algumas desigualdades jurídicas entre as pessoas na sociedade. 
 
Enquanto o artigo 5 cita tal igualdade, outras leis criam exceções que aumentam a distância entre as pessoas em desvantagens em relação a minoria social privilegiada. Dentre outros exemplos concretos destacam-se dois, que são: o pagamento de fiança (impossível para os pobres) e o foro privilegiado para as autoridades governamentais.

Entende-se por foro privilegiado a regalia que a maioria dos governantes têm de só ser processada pelo tribunal de justiça ou corte. Nos municípios isso, geralmente, transforma em uma arma de opressão social. Pois concentra o poder nas mãos do prefeito. Dando continuidade ao poder atrofiado do período da escravidão e do coronelismo.

Mudar a sociedade só com a igualdade de direitos jurídicos, sociais e políticos. Por isso, envie mensagem para os partidos políticos, os senadores e os deputados federais, eleitos por você, pedindo o fim do foro privilegiado para as autoridades governamentais. Ainda divulgue essa campanha nas redes sociais.

Reduzir o abuso de poder é o caminho mais próximo para democratizar o Estado brasileiro e tornar a sociedade mais justa. Incentivando a participação social na administração pública. Cidadania não só votar, mas participar diretamente da administração da sociedade, sugerindo propostas para melhorarem as condições de sobrevivências de todos.

Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all