sexta-feira, 8 de março de 2013

Câmara de Vereador de Antonio Cardoso/BA Há Décadas Que Vem se Omitindo Com a Corrupção

Atualizado em 16.04.2016

A cada episódio de corrupção que explode nos meios de comunicação deixa a população perplexa. Ora por causa do montante de dinheiro desviado do patrimônio público, outra pelos novos personagens envolvidos. No Brasil, se criou um falso pensamento que só existe corrupção em Brasília, tal sensação resulta por a mídia focar apenas no governo Central. Entretanto, a cada dia os fatos vem demonstrando que as prefeituras se transformaram no paraíso da corrupção. Isto ocorre dentre outros fatores, por os meios de comunicações não darem atenção às manobras dos governantes municipais e também pela desinformação da população do interior. Mas tudo indica que a Brasília corrupta está onde moramos, nos municípios. Em Antonio Cardoso a suspeita de fraudes de concursos, superfaturamento no preço de combustível, corrupção na  merenda escolar e outros atos do (a) prefeito (a) e secretários cabem a Câmara de vereador fiscalizar. Compreende por corrupção aqui, o ato de desviar o patrimônio público para beneficiar algumas famílias, grupos ou indivíduos.

A seguir será feito esforços para levantar algumas informações de desvio do patrimônio do município de Antonio Cardoso, que por ora, a população deixa passar por conivência. As vezes os governantes responsáveis pelo cuido com a transparência e responsabilidade com o dinheiro público ignoram, talvez, por esperteza ou pela ignorância (por não saber tomar as medidas cabíveis).
Para começar, todas as pessoas que acompanham o destino do município de Antonio Cardoso sabem como vem se procedendo as ações da maioria dos governantes municipais. Nada que você defronte aqui representa novidade para a memória sadia e para o conhecimento dos moradores de Antonio Cardoso. Todo mês recebemos nossos contra-cheques descontados ou pagamos impostos ao adquirirmos diversos produtos ou serviços, mas vem servindo para financiar a corrupção. Basta!
Em Antonio Cardoso, segundo informações populares - as vezes pode ser de pessoas beneficiadas que admitem - há décadas que em cada governo municipal, algumas pessoas recebiam sem trabalhar. Outras tinham seu contra-cheque aumentado por conveniência política. Seria os mensalinhos nos municípios
Há tempo que se tem notícia do sumiço de bens públicos (desde materiais simples aos instrumentos maiores) no município. O desmando foi aumentando a cada dia. Chegou ao ponto do Cofre da prefeitura sair pela porta da frente e surgir a suspeita de fraude de concursos. Nos bastidores, já circulou informação que no passado alguns vereadores aprovavam as contas do prefeito porque recebiam propina. Atualmente, circula uma informação que na transição atual de governo sumiu alguns materiais do município. A partir de 2014, com os relatórios da Controladoria Geral da União - CGU, as decisões do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM e do Ministério Público Federal - MPF a corrupção ficou comprovada no município. Verídicas ou não, estas informações nos passam a sensação de como nossos impostos vem sendo cuidado por estes políticos tradicionais do município.
Para piorar, muitos políticos que hoje pousam como protetor da ética e da transparência, vez ou outra, ontem já fez parte de algum episódio suspeito. Ou ontem cabiam a eles investigarem estes episódios. Para nós moradores - que pagamos os impostos, visando construir uma comunidade menos sofredora - vermos tais atitudes de quem escolhemos e pagamos bons salários para nos governarem resta-nos indignação e o nojo com alguns deles. Não se deve esquecer que a população do município de Antonio Cardoso encontra-se entre as mais miseráveis do Estado da Bahia. Óbvio, tal situação foi criada pelos próprios governantes locais e pela ignorância da própria população. 

Cofre da Prefeitura fraudado no passado

No governo passado, do atual prefeito Baixa Fria, o cofre da prefeitura foi furtado pela porta da prefeitura e os vereadores da época não investigaram nenhuma responsabilidade no fato. Até hoje nenhum vereador da época, que ainda está no poder, deu satisfação à população. A maioria dos vereadores encaram estes e outros fatos com normalidade e usam o silêncio para disfarçarem os acontecimentos, como se nada esteja ou estivesse ocorrendo. Na época este ocorrido foi notícia do BA TV, mas ficou tudo por isso mesmo no âmbito político-administrativo!

Os vereadores da época se omitiram com a fraude do cofre





Entretanto, o que mais causa incômodo é sabermos que nenhum destes fatos foram investigados por quem quer que seja. Parece que a LEI ou a justiça em Antonio Cardoso só vale para os pobres e os opositores! Por exemplo, a fraude do cofre e a suspeita da fraude de concursos é responsabilidade da Câmara de vereador fiscalizar. 
Atualmente, segundo alegação do prefeito Baixa Fria, as nomeações dos concursados em 2012, ultrapassou o limite de 54% dos gastos estabelecidos em lei que podem ser aplicados com pessoal. Fica uma dúvida: se a ex-prefeita ultrapassou este limite demonstra a irresponsabilidade dos vereadores que não fiscalizaram e deixou acontecer. Além disso, cabe também aos vereadores verificarem se as alegações do atual prefeito são verdadeiras ou ele está querendo as vagas dos concursados para empregar os eleitores dele. Este assunto é de responsabilidade da Câmara dá uma satisfação à população. Se paga salário aos vereadores apenas para falarem asneiras é?

Diante de novos fatos, alguns vereadores parecem zombar da população ao ir para a Câmara dizer que vão acionar o Ministério Público. Afinal, os desmandos vem ocorrendo há décadas, alguns vereadores com vários mandatos também não tem culpa pela impunidade? Para muitos exercer a função de vereador significa ir à Câmara falar qualquer asneira, fazer acusações sem apresentarem provas e não acionarem a justiça, quando necessário. Menos ainda sugerir projetos. Diante do exposto, não existe outro cenário perfeito que faz comparação à Câmara de vereador de Antonio Cardoso, senão, o picadeiro ou igreja. Isto é, locais onde se ouve vários discursos, mas tudo se transforma em risos ou ações vazias, além de tudo continuar igual ou tal como antes. 

   


Aqueles que são vítimas dos desgovernos, assolados pela miséria, continuem esperando e permaneçam em silêncio, pois para vocês só lhes restam chegar o caixão e o dia de mudar de endereço, ir ao cemitério. Assim, apagando de uma vez o sofrimento. 

Destaca, ainda, o discurso do atual presidente da Câmara, o vereador Zequinha, defendendo a apuração da responsabilidade pelo sumiço de materiais da saúde. O próprio vereador é um daqueles que possuem vários mandatos. Assim, ele poderia dá satisfação a população para muitos fatos de descaso com o patrimônio público municipal do passado. Porém, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, está controlado quase três décadas por sua família, sem prestar nenhuma transparência aos sócios e às eleições da diretoria ocorre com chapa única (Clique aqui para conferir mais informações).

vereador Zequinha
Na verdade alguns vereadores tem se calados por diversos fatores. As vezes, alguns vereadores trocam apoio com o prefeito (a). Isto é, eles não fiscalizam as ações do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários por receberem em troca do (a) prefeito (a) emprego para os parentes, para os cabos eleitorais ou indicam secretários. Ainda negociam com o (a) prefeito (a) o aluguel de automóveis e casa, na prefeitura, indicada por eles e dentro da Câmara fazem o que o (a) prefeito (a) manda. Sempre existiu a suspeita, entre os moradores, que o silêncio de alguns vereadores resulta do recebimento de propina. 
Além disso, um grupo decide aprovar as contas do outro grupo, mesmo com irregularidades, para quando aquele que apoiou conseguir o poder receber o apoio de volta. Para concluir, os gastos que os moradores assumem com a Câmara são recursos perdidos porque até hoje a função de vereador não tem servido para quase nada dentro do município. Salvo formar palanque para eleger o (a) prefeito (a), empregar meia dúzia de parentes e cabos eleitorais de alguns vereadores e aprovar os projetos de interesses políticos do (a) prefeito (a). O festival com o dinheiro público ocorre porque os moradores se calam! Viva os banquetes e os confortos, mas da minoria que domina o poder. Enquanto a maioria sobrevive a própria sorte!
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all