sábado, 30 de outubro de 2010

Município de Antonio Cardoso e a localização da Sede no Território

 Editando

A Melhor forma de colonizar um povo é através da sua fé, por a dominação jamais ser questionada, assim, fizeram com os moradores do território de Antonio Cardoso.  

1. POR QUE A LOCALIZAÇÃO DA SEDE TAMBÉM DIFICULTA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÌPIO DE ANTONIO CARDOSO?

Conhecer para mudar!

Reflita: A padroeira Nossa Senhora do Resgate (a santa colonizada) foi um presente doado pelo “inimigo” vizinho (ADRO-Santo Estevão novo) como recompensa às perdas com a tomada do nome histórico Santo Estevão do atual território de Antonio Cardoso e para conformar os insatisfeitos com a perda da memória local. Logo ela representa a colonização do município (maiores informações busquem conhecer a história local acesse: História no lado direito da página). Os administradores da Igreja Católica responsáveis pela criação do município projetaram de tal forma para não dá certo. Por as regiões estratégicas do território e a maioria da população ficarem sob domínio das influências dos vizinhos. As principais decisões político-administrativas já chegam na Sede sem condições de serem modificadas. Criaram a capela Resgate para ser colônia do ADRO. Essa foi a saída que os administradores da igreja católica na região acharam para se livrarem  dos ataques dos moradores da capela de Jacuípe (Santo Estevão Velho). Assim caracteriza como uma Pároquia sem credibilidade por não ter aceitação da maioria.  Você aceita ser colonizado por alguém que veste a sua roupa? A cidade é sem futuro para a juventude (vá embora enquanto é tempo) e colonizada desde às origens. Quanto mais pensar em investir na atual sede mais aumentará suas dependências em relação aos vizinhos. 
Quais as condições de sobrevivência permanente que a cidade (Antonio Cardoso) e o Jacuípe (Santo Estêvão Velho) oferecem separados aos moradores do município? Nenhuma! Dos 11.547(Censo 2010) habitantes do município aproximadamente apenas 12% dos moradores, 1.423 moram na SEDE. Se for levar em consideração apenas como moradores os habitantes que vivem diariamente no local essa quatidade diminue por ter considerado aqueles que vem em casa de ocasião como moradores. Há 47 anos de emancipação e ainda querem convencer que está dando certo. O município vai bem para os que sempre viveram sustentados pela Prefeitura. Portanto enquanto não se pensar no desenvolvimento econômico e social contínuo para o Município, visando gerar opções de sobrevivência permanente (empregos) todos os esforços são perdidos e enganosos. Porque os habitantes continuarão migrando em massa na luta pela sobrevivência e se estabelecendo onde são acolhidos. Os vizinhos estão levando nossos moradores e os principais órgãos para as suas cidades os nossos governantes municipais poderiam nos dizer com o quê iremos ficar?

Como um município pequeno em população pode desenvolver sem um centro de abastecimento e uma feira livre que unifique seus moradores no mercado local?

2. Por que mudar a Sede do Município de Antonio Cardoso para o local Jacuípe (Santo Estêvão Velho)?

È um anseio de várias gerações.
•    Buscando integrar o mercado consumir local para aumentar seu público consumidor.
•    Criar alternativas para o desenvolvimento econômico local oferecer condições de sobrevivências aos moradores visando reduzir migrações dos habitantes.
•    Tirar a Sede do Município do isolamento geográfico da hidrelétrica do Paraguaçu (Barragem Pedra do Cavalo constituída pelos principais rios: Jacuípe, Paraguaçu e Curumataí).
•    Reconstruir a identidade histórica do território desestabilizada com a tomada do nome histórico da região Santo Estevão e deram ao vizinho.
•    Favorecer ao controle sobre o território e seus moradores reduzindo a fuga de moradores, impostos e rendas para as cidades vizinhas. Aproximando os serviços públicos da maioria dos moradores.
•     Integrar os moradores a único centro econômico, onde localizará o Centro de Abastecimento do Município para evitar o enfraquecimento da economia e fortalecer o mercado interno local. As compras dos moradores que são feitas fora gerando empregos para outros Municípios enquanto empobrece os moradores locais passaria a ser estimuladas internamente.
•    Aumentar a arrecadação de impostos pela Prefeitura Municipal fortalecendo o poder financeiro do Município em operar suas atividades públicas e a capacidade de recursos para construção de obras. 

3. Como mudar a Sede do Município de Antonio Cardoso para o local Jacuípe (Santo Estêvão Velho)?

Muitos já falaram sobre o assunto, mas nada fizeram para avançar e o Município continua atrofiado.
•    Mudar o nome do distrito de Santo Estêvão Velho para Jacuípe (Santo Estêvão Velho). Por a expressão VELHO inferiorizar o local na região em relação ao vizinho que utiliza a denominação da imagem.
•    Fazer cadastro dos moradores que possui residência na atual Sede (Antonio Cardoso) para serem indenizados, pois não são culpados pela situação.
•    Desapropriar terras em  Jacuípe (Santo Estêvão Velho) para indenizar os moradores da atual Sede (Antonio Cardoso) com lote na futura Sede com as mesmas metragens.
•    Os moradores que tem propriedade no centro comercial da atual Sede receberão lote nas avenidas do centro da futura Sede.
•    Além dos moradores da atual Sede ganhar lote em  Jacuípe (Santo Estêvão Velho) poderão continuar com sua casa na atual Sede.
•    Estabelecer prazos máximos e etapas para a conclusão da construção das instalações, prédios das instituições e transferência dos moradores da atual Sede para  Jacuípe (Santo Estêvão Velho).
•    Caso seja preciso, realizar plebiscito para consultar a opinião popular referente ao assunto.
•    Deslocar os órgãos públicos apenas depois que todos os moradores da atual Sede (Antonio Cardoso) estiverem em suas mãos os documentos e posse sobre o lote em  Jacuípe (Santo Estêvão Velho).
•    Formar comissão paritária entre o poder público municipal e moradores do município para fazer acompanhamento e estudos de propostas de políticas públicas para transição.
O Município de Antonio Cardoso não será capaz de superar esse gargalo com a Educação Pública Municipal falida para garantir os interesses dos que dominam os poderes municipais.

Por que essa questão nunca interessou os governantes locais? Por ter sido o meio que vem mantendo eles no  poder e os moradores na miséria tornando dependentes dos favores dos coronéis. A oligarquia pré-histórica local não será capaz de mudar a situação de dependência do município, pois, o que lhe interessa é tirar proveito do poder em benefício pessoal e familiar. As questões coletivas sempre foram ignoradas não será agora que reverterão.


A unificação político-administrativa do município de Antonio Cardoso será um dos caminhos para alavancar a economia local.
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all