No mês de dezembro, os moradores do distrito de Jacuípe (Santo Estevão Velho), seguidores da crença católica, se preparam para as celebrações do seu padroeiro, o santo Estevão.
A capela de Jacuípe, dedicada ao santo, é a mais antiga do recôncavo baiano. Segundo os documentos antigos conhecidos até hoje, a capela foi cria por volta de 1690.
A "máfia" católica desviou a história local para a atual cidade de Santo Estevão e tentou destruir a comunidade da História. Mas seus moradores dão continuidade as tradições que os primeiros jesuítas deixaram no local.
Se o governo do próximo prefeito, Toinho Santiago, continuar ignorando a comunidade de Jacuípe, como fizeram os governos passados, não resta dúvida que será um governo que já nasce derrotado. Assim como foram os outros governos municipais. Quem viver, verá!
É impossível desenvolver o município de Antonio Cardoso se continuar ignorando o distrito de Jacuípe e concentrando a administração em volta da paroquia derrotada de Resgate. Isso só interessa aos políticos mesquinhos que se beneficiam com o poder municipal e a miséria alheia dos moradores. Muitos deles defendem a atual cidade mas não moram dentro nem investem um centavo na economia local. São favoráveis apenas porque garantem seus interesses pessoais.
0 comentários:
Postar um comentário